top of page

Brasil ultrapassa 100 mil conexões de geração distribuída


A geração distribuída de energia elétrica atingiu a marca de 101.752 conexões, somando 1,23 GW de potência instalada


O Brasil conta com mais de 100 mil sistemas de micro e minigeração distribuída de energia elétrica conectados à rede, beneficiando mais de 130 mil unidades consumidoras como residências, edifícios comerciais e instalações industriais de pequeno e médio porte, segundo os dados compilados pela Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD) a partir de informações da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).


A geração distribuída, modalidade em que consumidores e empresas produzem sua própria eletricidade, atingiu a marca de 101.752 conexões, somando 1,23 GW de potência instalada, de acordo com dados atualizados nesta segunda-feira, 26 de agosto. O estado de Minas Gerais lidera o ranking em termos de número de conexões (22.063), com São Paulo ocupando a segunda posição (17.629) e, Rio Grande do Sul, o terceiro lugar (14.708).


Para Carlos Evangelista, presidente da ABGD, a expansão do setor é uma tendência mundial que o Brasil vem tentando acompanhar. “Comemoramos os avanços, mas precisamos continuar o trabalho porque a geração distribuída ainda é pouco difundida no país; não chega a 0,15% da matriz elétrica”, comenta o executivo.


“A GD oferece diversos benefícios ambientais, é feita exclusivamente com fontes renováveis, produz inúmeros empregos qualificados e ainda gera economia na conta de luz. Precisamos garantir esse direito de escolha aos brasileiros”, conclui Evangelista.


Posts recentes

Ver tudo
bottom of page